Jacob Paulo Kunzler

MERCOSUL e o mercado internacional
MERCOSUL e o mercado internacional
A obra

No processo de globalização da economia em que vivemos, as desigualdades existentes no atual sistema de trocas no comércio entre os países industrializados e os países emergentes, no qual se incluem o Mercosul, ora beneficiam, ora prejudicam  o bom andamento das organizações.

É imperativo para muitas empresas, entretanto, buscarem seus caminhos na participação nos mercados internacionais, sob o risco de não sobreviverem. Para tanto, seus dirigentes deverão estar habilmente preparados, com um aguçado conhecimento da economia internacional em geral, dos novos blocos econômicos e, em específico, do Mercosul.

Mercosul e o mercado internacional é mais do que um simples livro sobre o Mercosul, é um verdadeiro manual e fonte de consulta permanente, que situará executivos e estudiosos, com segurança e precisão, no atual estágio da economia mundial e a participação dos organismos internacionais na vida de nossas organizações.

Tentando responder algumas das interrogações mais freqüentes no meio empresarial, esta obra mostra, com seriedade, as tendências deste final de século que ditarão o ritmo do progresso e do desenvolvimento do segundo milênio.

A obra, dividida em duas partes, apresenta um completo painel sobre o mercado internacional e o Mercosul, enriquecido de inúmeros gráfico estatísticos, com dados atualizados. A primeira parte discute a economia internacional, seus organismos, sua integração e interdependência, tratando de importantes temas como o GATT, o NAFTA e a Comunidade Européia, além das tentativas integracionistas latino-americanas.Na segunda parte do livro, é analisado o Mercado Comum do Sul: seu surgimento, objetivos e estrutura orgânica, suas estratégias de ação - programa de liberação comercial, tarifa externa comum, coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, acordos bilaterais -, suas perspectivas, oportunidades e ameaças entre outros temas. A obra conta, ainda, com um Apêndice, com transcrição, na íntegra, do Tratado de Assunção, que instituiu o Mercosul.

Contracapa

O Mercado Comum do Sul nasceu com a incumbência de dar o fôlego necessário aos países da região para  a retomada do crescimento e do desenvolvimento. Mesmo os mercocéticos admitem sua necessidade.

Dentro do atual processo de globalização da economia, entretanto, o Mercosul é apenas um dos blocos econômicos emergentes com fins semelhantes, e sua interação com esses blocos afeta todas as organizações, quer participem ou não do comércio internacional.

Portanto, seja no sentido de apenas estarem preparados para as mudanças que se apresentam, seja seguindo o processo irreversível de participação no mercado internacional, os empresários deverão ter uma visão lúcida e real das atuais tendências integracionistas e suas conseqüências.

Este é mais do que um livro sobre o Mercosul, é o que poderíamos chamar de MERCOLIVRO, um verdadeiro manual, que pode guiar os executivos com segurança e precisão em seu planejamento estratégico e tomadas de decisões do dia a dia.
Como adquirir a obra?
Como enviar sugestões para o autor?
Editora Ortiz S/A
Clique aqui para entrar em contato
com a Editora Ortiz S/A
Sugestões
Clique aqui para enviar mensagens
ou sugestões para o autor

Voltar
 
Copyright © 2000 - Kunzler